domingo, 27 de fevereiro de 2011

Inveja e Ciúmes 1


 O dicionário define a inveja como "desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outra pessoa, desejo violento de possuir o bem alheio, cobiçar o que é dos outros". Já o ciúme é "um sentimento doloroso causado pelas exigências de um amor inquieto, é também o desejo de posse da pessoa amada".
A Bíblia tem muito a nos ensinar sobre a inveja e o ciúme.

Algumas passagens:

Pv 14:30 - " ... a inveja é a podridão de nossos ossos". Pv 6:34 - " Porque o ciúme excita o furor do marido; e não terá compaixão no dia da vingança".
I Co13:4 - " O amor ... não arde em ciúmes ... At 17:5; Gl 5:21; Tg 3:14; I Pe 2:1; Gn 37:1 e 37:11; Rm 13:13

Em Pv 14:30 "a inveja é a podridão de nossos ossos." Em outras palavras, Salomão está querendo dizer que a pessoa invejosa está doente (física, emocional e espiritualmente).
Muitas doenças físicas aparecem por causa de inveja.
A inveja é um dos piores problemas no relacionamento humano. Ela destrói a confiança entre as pessoas, desfaz casamentos e acaba com grandes amizades. A pessoa invejosa tem problemas emocionais não tratados como: baixa auto-estima, insegurança e inadequação.
Ela sempre acha que a vida lhe deve mais do que ela tem recebido ( seja carinho, afeto ou dinheiro e bens materiais).
Acha-se constantemente injustiçada, assume o papel de vítima com freqüência e sente-se inferiorizada em relação a demais pessoas.
Quando confrontada, a pessoa invejosa nega veemente que tem inveja (é muito doloroso para ela admitir que tem inveja, um sentimento tão baixo e feio). Assume com freqüência uma posição defensiva, está
sempre defendendo e justificando suas palavras e ações.
Ela mesma não gosta de assumir responsabilidades por aquilo que faz ou pensa. A culpa, se alguma coisa der errado, é sempre da outra pessoa ou circunstância, e não dela.

A Bíblia nos conta a história de um rapaz chamado José, que era muito amado por seu pai Jacó.
Este, um dia, deu-lhe de presente uma túnica nova e bonita, feita sob medida para ele.
Na sua inexperiência e ingenuidade, José contou aos seus irmãos sobre o presente que seu pai lhe dera.
Também gostava de contar-lhes dos sonhos que tinha em que ele (José) aparecia como alguém importante e os irmãos se curvavam diante dele. E os irmãos de José passaram da inveja e do ciúme ao ódio, rapidamente, a ponto de desejarem matá-lo.
Depois, mudando de idéia, resolveram vendê-lo para alguns mercadores que estavam de passagem por ali.O fato é que seus irmãos queriam ver o objeto de seu ciúme e inveja bem longe, e assim o fizeram.

  “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal” (1 Coríntios 13:4-5). O mais que nos focalizamos em nós mesmos e nos nossos próprios desejos, o menos poderemos nos focalizar em Deus. Quando endurecemos nossos corações para a verdade, não podemos nos voltar a Jesus e deixar que Ele nos cure (Mateus 13:15). No entanto, quando deixamos que o Espírito Santo nos controle, Ele vai produzir em nós o fruto da nossa salvação, que são amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22-23). Tiago 3:15 diz: “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Autoestima


O QUE É AUTOESTIMA?
 
Esta expressão é usada para designar o sentimento de importância, o senso de valor e significado que temos e damos a nós mesmos.

 Para a Psicologia, a autoestima, ou o "autorrespeito positivo", refere-se ao valor e qualidades que atribuímos a nós mesmos, ao conceito que temos sobre nossas limitações e potencialidades. “É a disposição para se perceber como uma pessoa competente que sabe lidar com as dificuldades básicas da vida”. É a confiança no próprio potencial, a certeza da capacidade de enfrentar os desafios da vida, as situações novas.

Aplicando estes conceitos à fé cristã podemos afirmar que: É confiar que somos capazes de enfrentar as circunstâncias desconhecidas, e às vezes adversas, pela capacidade e potencial que Deus nos concede. Isto não significa nos julgarmos imbatíveis, ou que nunca iremos sofrer uma derrota, mas é estar de cabeça erguida, confiando que somos alimentados e sustentados pela fé, pois é pela fé que estamos de pé . E mesmo quando os resultados são diferentes do esperado continuar lutando e confiando no potencial que Deus lhe deu.

O próprio JESUS preparou seus discípulos para enfrentar os desafios da vida: “... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo. 16.33).

O Apóstolo PAULO fala sobre isso quando diz: “em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” (2Co 48-9); mais adiante complementa: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fl 4.13

POR QUE A AUTOESTIMA É IMPORTANTE?

A Auto-estima tem ligação direta com o autocontrole, domínio próprio. Exerce papel essencial sobre nosso equilíbrio emocional e sobre nossa saúde. E isto conduz a uma conclusão: a autoestima pode ser alta ou baixa, e qualquer uma das duas é autoestima.

Cada pessoa pensa e se comporta da maneira própria e que corresponde à imagem que faz de si mesma. Vejamos algumas diferenças:

As pessoas com baixa autoestima geralmente: culpam os outros pelos seus erros, acham que qualquer conversa é um "confronto", precisam "ganhar" as discussões, são muito preocupadas com "o que os outros vão pensar", dependem da imagem que os outros têm delas.

Pessoas com baixa autoestima posicionam em um de dois entremos:

RETRAIMENTO:  pessoas retraídas sentem-se incapazes de enfrentar os simples problemas e desafios do dia a dia. Julgam-se inferiores às demais pessoas, são repletas de complexo de inferioridade, se acham mais feias, sempre observam seu corpo e acham defeitos, deformidades, etc, acham que nasceram para sofrer, essa é a sina o destino delas. Conseqüentemente, o mecanismo que usam é o da fuga, do isolamento

E como é fácil para as pessoas caírem nas armadilhas do "eu não valho nada!" Se não possuo o corpo perfeito, se não sou tão inteligente como fulano, se os resultados que obtive não correspondem ao desejado, então eu não sou digno de coisa alguma!

Quando a autoestima é negativa, baixa, o crescimento fica estagnado, a coragem diante da vida diminui, desistimos até de arriscar coisas novas, de sonhar. Por isso, diz-se que a autoestima é um valor de sobrevivência. Alguns autores definem a auto-estima como o sistema imunológico da mente e do espírito.

AUTO-AFIRMAÇÃO: um outro tipo de reação que acorre com pessoas com baixa auto-estima é a auto-afirmação. Produz gestos e atitudes extravagantes. Buscam afirmar sua presença onde estão. Vale tudo, tom de voz alto, roupas extravagantes, chilique na frente das pessoas

Já as pessoas com elevada autoestima geralmente: assumem a responsabilidade por suas ações, são afirmativas sem agressividade, são objetivas em suas opiniões, não se preocupam em demasia com o que os outros pensam delas, aceitam-se pelo que são.

O modo de vida atual exige que vivamos correndo. As exigências dos atuais padrões de bem-estar acabam distorcendo a percepção da nossa própria existência. A autoestima existe para ajudar a pessoa a se manter com seu caráter e sua personalidade definida. Em outras palavras, quando a pessoa está bem consigo mesma, tudo vai bem, sua autoestima está alta; quando sua vida emocional está em conflito, sua auto-estima, conseqüentemente, está em baixa

COMO CONSEGUIR A AUTOESTIMA?

Desde que nascemos, fatores inconscientes formam a nossa autoestima. Geralmente não temos consciência de nossos pontos fortes e de nossas fragilidades e, por isso, não podemos superar nossos limites.

Palavras que trabalham contra nós:

 “Fiz TUDO errado”;
 “Hoje não é o meu dia”;
 “Por que devo tentar se não valerá a pena?”;
 “Tenho uma péssima memória”;
 ”Não sei o que está errado comigo hoje”;
“Eu tentei, mas não consigo!”;
 “Não sou capaz de fazer isto”;
 “Todas as vezes que tento falar com ele(a) discutimos”.

Palavras como estas, orientam nossas vidas e nossas sensações. Elas impedem nossas ações nos deixando magoados e impedindo nosso progresso.

Que tal colocarmos as palavras para trabalharem a nosso favor? Assim:

“Desse jeito não funcionou, mas sei que posso fazer de maneira diferente.”;
“Estou sempre aprendendo algo novo”;
“Hoje é um grande dia para mim, basta o fato de estar vivo!”;
“Continuarei tentando, há uma boa chance de que dará certo”;

A decisão da escolha das palavras que possam causar problemas e fracassos, ou palavras que nos dão confiança e segurança cabe a cada um de nós. Inúmeras são as frases e pensamentos (conscientes e inconscientes) que costumamos utilizar para programar nossa mente. Elas afetam em demasia a Auto Estima.

Eis alguns passos que conduzem a uma auto-estima positiva:

Deixe-se influenciar pelo que a Palavra de Deus diz que você é, e não pelo que as pessoas pensam ou dizem a seu respeito.

Busque identificar sua autoimagem e como ela é formada: existem bases reais para os valores que tenho de mim mesmo ou, é produto de expectativas - próprias e de outros - infundadas?

Aceitação própria: qualidades e "defeitos".

Viver conscientemente: sem negar as circunstâncias, sem "jogar para o inconsciente".

Perceba quantas qualidades você tem, que não costuma notar. Você se sentirá muito bem e isso fará com que trate bem aos outros.

Como poderia alguém conseguir amar ao próximo quando não consegue amar a si mesmo? Como podemos conseguir fazer aos outros, o que gostaríamos que nos fizessem, se não aprendemos ainda a dar primeiro a nós mesmos

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação



..."aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." (Fp 4.11)

Paulo estava destituído de todo conforto, numa cela de prisão, quando escreveu essas palavras.

Conta-se que um rei foi certa manhã ao seu jardim e encontrou as plantas murchando e morrendo. Perguntou ao carvalho, que ficava junto ao portão, o que significava aquilo.
Decobriu que a árvore estava cansada de viver, porque não era alta e elegante como o pinheiro.
O pinheiro, por sua vez, estava desconsolado porque não podia produzir uvas, como a videira.
A videira ia desistir da vida porque não podia ficar erecta e nem produzir frutos delicados como o pessegueiro.
O gerânio estava agastado porque não era alto e fragrante como o lírio.
E o mesmo acontecia em todo o jardim.
Chegando-se ao amor-perfeito, encontrou sua corola brilhante e erguida alegremente, como sempre.
"Muito bem, meu amor-perfeito, alegrou-me de encontrar, no meio de tanto desânimo, uma florzinha corajosa. Você não parece nem um pouco desanimada."
"Não, não estou.
Eu não sou de muita importância, mas achei que, se no meu lugar o senhor quisesse um carvalho, um pinheiro, um pessegueiro ou um lírio, teria plantado um deles; mas sabendo que o senhor queria um amor-perfeito, estou resolvido a se o melhor amor-perfeito que posso."

Senhor, eu quero estar onde me queres;
Ser fiel
E dar fruto para Deus,
Onde Tu me queres.

Os que se deram a Deus sem reserva, estão contentes em qualquer situação.
Pois querem só o que é a vontade dEle, e desejam fazer para Ele o que Ele quiser.
Esvaziam-se de tudo, e nisso encontram tudo cem vezes mais.

(Mananciais no deserto)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como as Águias


"Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40:31

A HISTÓRIA DA ÁGUIA
A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos.
Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!

Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.

Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação e para viver então mais trinta anos.

Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam dor.

Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.

Oração: Senhor Deus ensina-me o segredo das águias, ajuda-me a voar sem bater asas, sendo conduzido pelo fluir da corrente de ar quente do Espirito Santo, que vai em direção ao céu. Leva-me mesmo Pai, as mais altas alturas, aos lugares mais altos e mais longe. Não permita que eu fique parado sem fazer nada, ajuda-me a lançar-me do penhasco na hora certa. Pai querido agora eu entendo Tua palavra, "correm e não se cansam". Eu oro em nome de Jesus. Amém.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Sabor da Fofoca



Boatos e “fofocas” são o prato preferido de muita gente. Certas pessoas sempre querem um pouco mais, estão sempre com fome. Provérbios 26:22, A Bíblia Viva

Você já deve ter escutado a história do pastor que tinha em sua igreja duas irmãs fofoqueiras. Um dia, elas viram o carro dele estacionado na frente de um bar, e começaram a espalhar pela igreja que o pastor tinha problemas com bebida.

Sem que o pastor soubesse, a história se espalhou. Ao descobrir quem estava por trás do boato, o ministro deixou seu carro estacionado durante a noite em frente a casa daquelas irmãs.

Apesar de não concordarmos com a maneira original de o pastor lidar com o problema, sabemos dos males que a fofoca pode causar. Basta somar a uma situação inusitada, uma pessoa conhecida e importante, e pronto: temos elementos suficientes para a fofoca.

Na fofoca, procuramos desacreditar alguém ausente. Espalhamos notícias que fazem com que as pessoas pareçam más. Pode até ser verdade o que estamos dizendo, mas se estamos fazendo isso com a intenção de causar dano e diminuir outra pessoa, estamos incorrendo em erro, fazendo fofoca.

Às vezes, começamos dizendo: “É apenas uma preocupação, mas o que é que você acha de...?” Ou em tom de segredo: “Você soube? Não é mentira. Eu vi. Eu ouvi. Eu estava lá. É verdade mesmo!” E daí recitamos uma suculenta fofoca que vai render durante muito tempo, motivada por inveja, vingança, ou pelo desejo de nos fazer mais importantes do que a outra pessoa.

A fofoca pode ser altamente destrutiva no ambiente de trabalho. A pessoa alvo da fofoca passa a ser vista como indigna de confiança e fica fora da lista de promoções ou de serviços especiais. Cria-se, assim, um ambiente difícil, gerado pela fofoca. E quando a pessoa está decidida a fofocar mesmo, aumenta sua rede de contatos por meio do telefone e do e-mail.

O tecido das relações humanas deve ser entremeado de lealdade, transparência e franqueza. Se você notar que a conversa está rumando para a fofoca, mude de direção. Com tato, procure fazer com que a conversa volte ao nível da troca de informações e de ideias. Se você acha que durante o dia ultrapassou o limite, confesse a Deus sua falta por ter escutado e dado atenção à fofoca.

“Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23, 24, NTLH).


José Maria Barbosa Silva

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Solução Está Perto


Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Gênesis 21:19

Quem já fez longas caminhadas em regiões arenosas, onde se escuta apenas a sua própria respiração e o roçar do tênis na areia, tem uma leve noção do que é caminhar no deserto. A mesma paisagem, grãos de areia jogados no rosto pela brisa, arbustos secos e o uivar do vento nas rochas e arbustos. São caminhadas cansativas e o desejo de chegar é permanente.

Esta é a história de uma fuga, de um exílio, mas também a história de um encontro. Em sua primeira fuga, ao se encontrar com o anjo perto de uma fonte, Hagar deu um nome para Deus: “Tu és o Deus que me vê” (Gn 16:13).

Hagar era escrava, mãe solteira e, por motivos de ciúme de sua patroa, Sara, não tinha ninguém para quem trabalhar. Pegou a rota do deserto – temperaturas escaldantes durante o dia e frias à noite.

Ali estava ela, sem rumo, sem força, sem água, um silêncio amedrontador; quando uma voz quebrou o silêncio. Deus falou para aquela mulher: “O que a aflige, Hagar? Não tenha medo!” (Gn 21:17).

Deus sabia não apenas onde Hagar estava, mas conhecia também a tristeza de seu coração. O anjo lhe assegurou que Deus tinha escutado seu clamor e o milagre ocorreu: O Senhor abriu-lhe os olhos. A solução estava bem perto dela.

Os olhos da mulher estavam cegos pelo desespero. Seus erros estavam além de qualquer conserto. Escondeu-se no sofrimento. Fez-se vítima da situação e começou a ter pena de si mesma.

Então, a voz lhe disse: “Não tenha medo!” Deus não a tinha perdido de vista. O Deus que vê a ajudou a ver um poço próximo dali. Ela não tinha ido além da distância em que a graça pudesse alcançá-la.

Por que ela não tinha visto a água que já estava lá? Pela mesma razão pela qual você e eu não discernimos saídas para nossos problemas.
“Hagar, aqui está você, com muitas preocupações que não sabe como administrar, fardos que não sabe como levar; mas há uma solução.”

Deus estava pronto para escutar a dor do coração de Sua filha e resolver os problemas que ela enfrentava na fuga.

Assim também, Jesus está interessado em nossa história. Ele pergunta a cada um de nós o que é que nos aflige e nos angustia. Não há necessidade que Ele não possa suprir. Ele nos dá outra visão. Você tem bem perto de si um poço, uma fonte.

Por que não orar: “Senhor, abre meus olhos para que eu descubra o que providenciaste para mim?”

José Maria Barbosa Silva

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Gratidão é a mais sadia de todas as emoções


Gratidão é a mais sadia de todas as emoções. (Rick Warren)

Traga uma nova e radiante energia à sua vida ao começar cada novo dia com um sincero espírito de gratidão a Deus. Ao acordar, antes de qualquer outra coisa, pare e conte quantas bênçãos naquele dia já foram derramadas sobre você.

Todo dia pode ser bom quando você o inicia com uma nota positiva. Atitudes como essa podem fazer uma grande diferença no decorrer de um dia. Praticar ativamente a gratidão de forma regular fará com que você se mantenha em contato com a melhor das suas possibilidades. Isso permite também que você enxergue oportunidades e passe a utilizar certos recursos que estavam escondidos ou esquecidos.

Manter uma atitude de gratidão lhe manterá conectado com as coisas que realmente tem valor. Portanto, de uma maneira prática, isso acrescentará significativos valores a cada momento da sua existência. Existem muitas coisas boas que já estão presentes em sua vida. Nada faz mais sentido do que apreciá-las e desfrutá-las. Ao fazer isso, as coisas positivas irão crescer ainda mais.

Assim, comece cada novo dia contando as suas bênçãos. Ao se manter firme nessa atitude, você verá que novas bênçãos serão atraídas em sua direção.

Para Meditação:

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3:22

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Deus sempre cumpre as suas promessas


Deve ser muito triste uma vida sem esperanças, não é mesmo? Coloque-se no lugar de alguém que não tem a menor perspectiva de um futuro melhor, mais feliz, com paz interior, um bom trabalho, boa saúde, prosperidade, tranquilidade, família unida e harmoniosa, uma vida espiritual em comunhão plena com Deus... Realmente é difícil imaginar que alguém sobreviva por muito tempo assim, porque a própria amargura o consumirá. O fato é que infelizmente existem muitas pessoas ao nosso redor que por algum motivo perderam por completo a esperança e nem mesmo em Deus confiam mais ou jamais confiaram de verdade.

Conhecendo esse triste sentimento de "desesperança" que muitos seres humanos tem, Deus se prontificou em registrar em sua palavra (a bíblia) milhares de promessas. Se você é uma dessas pessoas ou está passando por um momento difícil em sua vida, com problemas que não tem solução, creia que o que Ele prometeu, certamente cumprirá, porque...

Deus sempre cumpre as suas promessas.

Deus pode fazer o impossível.
A Bíblia diz em Lucas 18:27 “Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.”

Deus deu-nos a promessa de novos corações e de novos desejos.
A Bíblia diz em Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”

Ele prometeu-nos perdão.
A Bíblia diz em1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Ele prometeu nos libertar do medo.
A Bíblia diz em Salmos 34:4 “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.”

Deus prometeu salvação para os nossos filhos.
A Bíblia diz em Isaías 49:25 “Porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu salvarei.”

Temos a promessa do Espírito Santo.
A Bíblia diz em Lucas 11:13 “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Deus prometeu suprir todas as nossas necessidades.
A Bíblia diz em Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”

Deus não nos negará o que é bom para nós.
A Bíblia diz em Salmos 84:11 “Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.”

Ele promete-nos sabedoria.
A Bíblia diz em Tiago 1:5 “Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.”

Deus nos promete paz.
A Bíblia diz em Isaías 26:3 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”

Deus promete livrar-nos da tentação.
A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:13 “Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.”

Temos a promessa de saúde e cura.
A Bíblia diz em Jeremias 30:17 “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor; porque te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, à qual já ninguém procura.”

Deus nos promete proteção de mal e perigo.
A Bíblia diz em Salmos 91:10 “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”

Ele nos promete por fim à morte, à tristeza e à dor.
A Bíblia diz em Apocalipse 21:4 “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Palavra de Hoje


VERSÍCULO:

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem”.-- Efésios 4:29

PENSAMENTO:

Podemos usar as nossas palavras para fazer gracinhas. Podemos usar as nossas palavras para impressionar. Podermos usar as nossas palavras para ganhar argumentos. Podemos usar as nossas palavras para nos defender. Podemos usar as nossas palavras para mentir e perverter. Podemos usar as nossas palavras para fazer muitas coisas, mas Deus quer que usemos nossas palavras para abençoar. Então, quando falamos, se nossas palavras não abençoam e beneficiam as pessoas para quem as direcionamos, não devemos dizer nada. A minha avó estava certa. “Se você não pode dizer algo bondoso, então não diga nada”.

ORAÇÃO:

Dê-me sabedoria hoje, querido Deus, para dizer palavras que abençoem a minha família, meus colegas de trabalho e as pessoas que encontro. Quero ser verdadeiro, amoroso, bondoso e misericordioso quando abro a minha boca para falar. Que as palavras da minha boca sejam usadas no seu serviço e para a sua glória hoje, querido SENHOR.
No nome de Jesus eu oro.
Amém

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Parábola Dos Trabalhadores Da Última Hora

Um homem possuia uma grande vinha, onde colhia bastante uvas.
Um dia, saiu de casa bem cedo para procurar novos trabalhadores para seu vinhedo.
Chegando à praça da cidade, perto de sua casa, encontrou alguns homens sem emprego. Combinou com eles o salário daquele tempo, que era um dená­rio por dia. Os operários, satisfeitos, aceitaram imediatamente o convite e, por ordem do proprietário, seguiram para o trabalho da vinha.
As nove horas da manhã, o vinhateiro voltou àpraça, onde havia sempre, como era costume naque­la época, pessoas que procuravam serviço. Encon­trou mais alguns homens desempregados e disse-lhes:
— Ide também trabalhar na minha vinha. Eu vos pagarei o que for justo.
E os trabalhadores seguiram para o campo e começaram sua tarefa.
Ao meio-dia, e depois às três da tarde, o vinha­teiro voltou à mesma praça e fez o mesmo, contra­tando novos trabalhadores.
As cinco horas da tarde, pela última vez nesse dia, esteve no mesmo local, onde encontrou igual­mente alguns homens sem serviço. Perguntou-lhes, então:
— Por que estais aqui, o dia inteiro, desocupa­dos?
E os homens responderam:
— Senhor, aqui estamos porque ninguém con­tratou nossos serviços até agora.
Respondeu o vinhateiro:
- Ide também vós trabalhar na minha vinha.
Ao anoitecer, o senhor da vinha chamou o admi­nistrador e disse-lhe que fizesse o pagamento dos salários aos trabalhadores.
Naqueles tempos, os operários recebiam o paga­mento diariamente; esse salário de cada dia era cha­mado jornal. Por isso, eram chamados também jor­naleiros.
— Chama os trabalhadores e paga-lhes o salá­rio, começando pelos últimos e acabando pelos pri­meiros — ordenou o vinhateiro.
Foram chamados os que chegaram às cinco ho­ras da tarde e só trabalharam uma hora. E cada um deles recebeu um denário.
E assim, os outros que começaram a tarefa às três horas da tarde e ao meio-dia. Por fim, chegaram os que começaram o serviço pela manhã bem cedo. Pensavam que iriam receber mais (pois viram os trabalhadores da última hora receberem um dená­rio). O administrador, porém, pagou igualmente aos primeiros um denário.
Então, estes começaram a resmungar contra o senhor da vinha, alegando:
— Estes últimos trabalharam somente uma hora e tu os igualaste a nós, que agüentamos o peso do dia e o calor sufocante.
O proprietário, entretanto, disse a um deles que mais murmurava:
— Meu amigo, eu não te faço injustiça; não com­binaste comigo o jornal de um denário? Recebe, pois, o que te pertence, sem reclamação. Eu quero dar aos últimos tanto quanto dei a ti. Não achas que tenho direito de fazer o que me agrada daquilo que me pertence? Por que sentes ciúme e inveja? Não tenho, por acaso, o direito de ser bondoso?

*

Termina Jesus a Parábola dizendo: “Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão últi­mos”.
Esta bela história, filhinho, mostra como Deus executa Sua Perfeita Justiça.
À primeira vista, parece que os operários quei­xosos tinham razão de reclamar contra o vinhateiro, pois eles trabalharam mais tempo que os últimos, que só tiveram uma hora de serviço. Esse, filhinho, é o raciocínio humano, é idéia da justiça humana, que só considera o lado exterior das coisas. No caso da parábola, os operários não tinham direito de recla­mação, porque estavam recebendo o salário combi­nado na praça com seu patrão. Era o salário comum naquele tempo, para o trabalho de um dia. O senhor da vinha havia prometido pagar um denário e cum­priu sua palavra.
Não houve nenhuma injustiça da parte do pro­prietário da vinha. Ele quis pagar támbém um dená­rio, isto é, o salário justo, aos trabalhadores de últi­ma hora, certamente porque viu que o serviço feito por estes, nessa única hora, foi feito com boa von­tade, amor e cuidado. Ele considerou, não o tempo, mas, a qualidade do serviço feito.
Assim é a Justiça Divina, filhinho. Ela nos re­compensará, um dia, na Eternidade, pelo trabalho que fizermos em favor do Reino de Jesus na Terra. A recompensa, porém, será dada, não em consideração ao número de horas de nosso serviço, nem à quan­tidade do mesmo. Não, meu filho, Deus não olhará o lado exterior, visível, nem o volume de nossas obras. Deus nos julgará pela qualidade de nosso trabalho, pela sinceridade de nossos atos, pela nossa boa von­tade no auxílio aos outros, pelo amor, cuidado e dedi­cação com que cumprirmos nossas tarefas. Deus olha a qualidade de nosso trabalho e não as horas de nosso serviço. A Justiça Divina considera nosso co­ração e nosso caráter, e não nosso relógio e nossa balança.
Que seu serviço, filhinho, na Vinha do Evange­lho, agora ou mais tarde, quando você crescer, seja sempre feito com boa vontade, com sinceridade, com amor. Que você não se habitue a reclamações. Que você nunca inveje o que seja dado aos outros, como fizeram os trabalhadores das primeiras horas. Res­peite o trabalho e o entusiasmo dos companheiri­nhos novos, que vão chegando para a Escola de Evangelho e começando a fazer alguma coisa para Jesus. Não sinta ciúme, se eles receberem qualquer atenção, ou provas de bondade, dos professores. A Parábola é uma grande lição contra o Espírito de reclamação, contra a mania das queixas, contra o veneno da inveja.
Que você, filhinho, procure fazer sempre, com boa vontade e humildade, qualquer serviço, pequenino ou maior, que Jesus confia ao seu coração

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Palavra de hoje


VERSÍCULO:
“Uma língua suave é árvore de vida; mas a língua perversa quebranta o espírito”. Provérbios 15:4
PENSAMENTO:

Palavras são poderosas. Comunicadores sabem disso. Negociadores sabem disso. No fundo, você também sabe disso. Palavras abençoam e destroem você. A cura que vem através de uma palavra bondosa e carinhosa é preciosa. A destruição de um insulto ou uma decepção é devastadora. É incrível ter esse poder. Usar esse poder da nossa fala é uma responsabilidade formidável. Palavras têm o poder de dar vida, honra e paz quando oferecidas em amor para honrar Jesus. Que usemos essas palavras hoje!

ORAÇÃO:

Ó Pai quero que minhas palavras sejam bênçãos hoje. Quero que elas reflitam a sua graça. Quero que as minha palavras tragam cura aos doentes e conforto aos que estão lutando. Quero que sejam tenras com os quebrantados. Quero que sejam honráveis e verdadeiras em circunstâncias difíceis. Quero que sejam corretas quando a linguagem ao meu redor é vulgar. Através do Seu Espírito, use as minhas palavras para abençoar outros e louvor ao Senhor.

Em nome de Jesus, sua Palavra suprema, eu oro.

Amém.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Grande Milagre


Ao longo da História – e especialmente em nossos dias – o sexo foi tão banalizado que poucos vêem a sublime união de dois seres como um dom divino. O ato de gerar uma vida através do encontro dos gametas masculino e feminino é fruto de uma engenharia além de nossa imaginação.

Como teriam se desenvolvido ao longo das eras e por processos casuais os complexos mecanismos da reprodução?

Existe um paradoxo que sempre intrigou os pesquisadores: os seres vivos gastam um tempo precioso em busca de um parceiro e, quando o encontram, muitas vezes precisam proteger o “achado” de rivais. Mas, mesmo quando todo o esforço vale a pena, no caso individual ou da espécie, o sexo como forma de reprodução perde de longe para a reprodução assexuada. É pura matemática: enquanto cada indivíduo assexuado é capaz de ter um filho, na reprodução sexuada são necessários dois indivíduos. O resultado é que, desconhecendo o sexo, uma espécie pode se reproduzir duas vezes mais depressa. Como uma lei biológica elementar faz com que qualquer espécie tenda a propagar o seu estoque genético ao máximo – isto é, mediante o nascimento do maior número possível de indivíduos – então o certo seria antes só do que acompanhado.

Mas não é isso o que se observa na natureza e aí está o paradoxo: apenas a minoria de 15 mil espécies animais, das cerca de 2 milhões existentes no planeta, “prefere” se reproduzir assexuadamente, ou seja, crescendo e se dividindo. Talvez alguns respondam que os animais “preferiram” a reprodução sexuada pois, assim, é possível embaralhar as características maternas e paternas, criando em uma mesma espécie seres geneticamente diversificados e, portanto, com maiores chances de sobreviver.

Na verdade, o sistema nervoso de todo animal já nasce programado para o sexo. Como uma espécie de seguro adicional, os genes ainda fazem com que certas glândulas jorrem hormônios, que desencadeiam o desejo, a atração sexual. Amar, de certo modo, é ter reações químicas em cascata. No caso da espécie humana, quatro milhões de receptores na pele podem captar os estímulos recebidos e enviar a mensagem do prazer ao cérebro. Como se pode perceber, é outro tipo de sistema perfeitamente ajustado e planejado, cuja perfeição deveria existir desde o início.

Se o ato conjugal é algo biologicamente maravilhoso, o que dizer da concepção e da gestação? Uma única célula ovo, formada pela união do espermatozóide com o óvulo, passa a se multiplicar e a se diferenciar, dando origem a células diferentes que farão parte de tecidos e órgãos especializados.

É interessante como Jó descreveu esse processo: “Não me derramaste como leite e não me coalhaste como queijo? De pele e carne me vestiste e de ossos e tendões me entreteceste” (Jó 10:10 e 11). E o rei Davi, mil anos antes de Cristo, também ficou fascinado com a formação de um ser humano: “Pois Tu formaste o meu interior. Tu me teceste no seio de minha mãe. Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não Te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Sal. 139:13-16).

Michelson Borges

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Os Caminhos de Deus


Nossos caminhos nem sempre são aqueles que nosso coração projeta. Nem para nós, nem nossos filhos ou para a pessoa que nosso coração elegeu.

É evidente que Deus quer a nossa felicidade e que nos deixou o livre arbítrio para fazermos nossas escolhas. E olha o resultado: vamos à direita quando deveríamos ir à esquerda, nos precipitamos quando deveríamos esperar, esperamos demais quando deveríamos tomar uma atitude e tornamos nosso coração insatisfeito.

Se o coração chora, não é porque Deus provocou lágrimas, mas porque, tendo a escolha, ficamos do lado errado.

Seria um mundo perfeito se projetássemos todos os nossos sonhos e que eles se construíssem pontinho por pontinho, até o fim. É isso que tentamos fazer diariamente quando dizemos a Deus para fazer exatamente aquilo que queremos que seja feito, porque bem sabemos, apesar de mal interpretarmos, que Deus deseja nossa felicidade e somente nossa felicidade.

Queremos aquele trabalho específico, um casamento perfeito com uma pessoa perfeita, filhos perfeitos e inteligentes, a cura para todos os males e uma situação financeira estável e equilibrada. Dizemos então a Deus: -aqui estão meus projetos e eu sou seu filho. Realize-os!

Ah, se conhecêssemos o íntimo do nosso ser como Deus conhece!... Se tivéssemos a humildade de pensar que talvez seria melhor tomar outro caminho que o planejado, não erraríamos tanto e não sofreríamos tanto!

Tente dar ao seu próprio filho tudo o que ele pede sem refletir, no momento que ele pede. Você perceberá com o tempo que ele ficou despreparado para a vida ou que correu riscos que poderiam ter sido evitados.

Deus nos dá o livre arbítrio sim. Mas na Sua sabedoria pode nos dizer se este caminho é melhor que aquele, se o coração não está influenciado demais por emoções, se o dia poderia ser pintado de outra cor.

O coração projeta sim, para hoje, para amanhã e para depois e é bom que seja assim. Precisamos de planos para o dia seguinte. Mas felizes são aqueles que sabem esperar a hora, o momento e têm a humildade de entregar esses planos Àquele que esquadrinha nossos corações e conhece nosso eu.


Letícia Thompson

Powered By Blogger