segunda-feira, 25 de abril de 2011

Quem são os Fariseus




A palavra Fariseu têm o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos".Os fariseus eram um grupo religioso que se originou dois séculos antes de Cristo, eram líderes de um movimento para trazer o povo de volta a uma submissão estrita à palavra de Deus , considerados geralmente como os servos mais espirituais e devotos de Deus. A maioria das pessoas daquele tempo pensava que se alguém fosse fiel ao Senhor, certamente seriam os fariseus.
Mas o seu perfil não era dos melhores , seguiam as tradições e leis a cima da palavra de Deus, buscavam ser honrados, queriam impressionar os outros pelas suas ações e posições,amavam o dinheiro eram cobiçosos, orgulhosos e invejosos, alguns fariseus recusavam doações pequenas, viviam hipocritamente, eram falsos , mostravam ser o que não eram , eram cegos espiritualmente e rejeitavam o propósito de Deus.

Os publicanos eram coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens, em cada localidade, empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.
Como trabalhavam para os romanos e muitas vezes faziam cobranças extorsivas, passaram a ter má reputação, sendo geralmente odiados e considerados traidores

O Fariseu e o Publicano

O fariseu e o publicano sobem juntos ao templo para orar (Luc.18:10). O que estava em questão era a oração destes homens. Ambos estavam em pé, porém com atitudes diferentes diante de Deus. O fariseu se exaltou diante de Deus em sua oração, e o publicano, pelo contrário, derramou a sua alma diante de Deus, humilhando-se. Duas orações, mas apenas uma foi aceita diante de Deus.
O fariseu começa a sua oração aparentemente bem: “Ó Deus, graças te dou…” Mas veja o prosseguimento: “…porque não sou como os demais homens”. Ele começa agradecendo a Deus por ser diferente dos demais homens, estes que (como ele diz) são “roubadores, injustos e adúlteros,…”, sendo que o próprio Deus tem nos mostrado que todos, independente do que fazem ou deixam de fazer, são pecadores! Ele termina esta parte da oração desprezando o publicano, que estava também orando no mesmo lugar que ele, dizendo: “(eu) não sou…nem ainda como este publicano”. Ele se considerava, diante de Deus, melhor que os outros. Perceba que sua oração exalta e engrandece a si mesmo, não a Deus, porque falava o que ele não fazia. Depois ele ora a respeito do que ele fazia, novamente se exaltando: “(eu) jejuo…, (eu) dou os dízimos…” (vs.11,12). Esta oração reflete uma vida confiante em si mesma, enfim, uma oração de uma pessoa que se acha justa.


“O publicano, porém,…” (Luc.18:13). A oração do publicano foi bastante distinta da do fariseu. Este homem, em sua oração, não estava dizendo a Deus o que ele fazia ou o que ele não fazia, mas sim o que ele era. Perceba como estava este publicano antes da sua oração: “estando de pé, de longe, nem queria levantar os olhos ao céu…” Este publicano temeu diante da santidade de Deus, permanecendo de longe. E não se achou digno de nem ao menos levantar seus olhos ao céu. Não se considerou justo diante de Deus, muito pelo contrário. Estando neste estado de humildade, clama a Deus dizendo: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, um pecador.” Ele dependia da misericórdia de Deus, ou seja, dependia da compaixão de Deus frente a sua miséria e imundícia. Era tudo que Deus queria ouvir dele.

Finalizando a parábola, o Senhor Jesus disse que o publicano foi para casa JUSTIFICADO, o que não aconteceu com o fariseu. Todos os que se exaltam serão humilhados, quando Deus trará a luz o que estava oculto e condenará aqueles que não se arrependeram. Mas os que se humilham, como o publicano, por reconhecer a sua culpa e por clamar por salvação, serão exaltados, quando o Senhor Jesus como toda a Sua glória será exaltado naqueles que confiam nEle como Salvador.

Humilhe-se perante o Senhor, confessando a Ele que é um pecador e confie no Senhor Jesus como o teu Único e Suficiente Salvador.
Disse Jesus: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"... que vosso amor cresça cada
vez mais no pleno conhecimento e
em todo o discernimento." - Paulo
(Filipenses. 1:9.)

Powered By Blogger