quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Vaso e o Oleiro


"Deus disse ao profeta Jeremias: "Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu" (Jr 18.1-4). Esse episódio enseja-nos algumas preciosas lições espirituais.

Ele é o oleiro e nós o barro, portanto, somente através das mãos Dele podemos viver uma mudança eficaz em nossas vidas.

Você por acaso já viu algum vaso quebrado se consertar sozinho?

Claro que não. Mas o oleiro pode consertá-lo!

Então veja o paradoxo que é a pessoa que tenta consertar a si própria, através de sua força de vontade, sem a ajuda de Deus.

Portanto, para aqueles que querem uma mudança genuína em suas vidas, a primeira atitude a tomar é reconhecer que não são capazes de mudar por si próprio. É necessário lançar mão do poder transformador do oleiro (Deus), que é o Espírito Santo.

E é por isso que Deus te diz, venha como estás para adorar.

Ele é o responsável pelas mudanças em sua vida.

É tempo de reconhercermos a nossa dependência espiritual de Deus. Precisamos Dele, sempre!!

E ao reconhercermos isso, então herdaremos o reino dos céus, pois como disse Jesus:

Bem aventurados os pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus. Mt 5:3

No capítulo 18, do livro de Jeremias, Deus ensina na figura do oleiro, uma profunda lição sobre Sua soberania, Seu direito de disciplinar, Sua graça e misericórdia. Pois assim como cuidadosamente um oleiro molda o barro até que este tome forma de um vaso, assim Deus tem cuidado daqueles que se rendem a Ele, cumprindo em suas vidas segundo a Sua boa vontade. Deus tem nos moldado conforme o Seu querer, Ele é o oleiro e não há nada melhor do que ser o seu vaso; pertencer a Ele e confiar no seu amor, pois Ele torna a nos fazer como vasos, quantas vezes for necessário. Em todo o Seu saber e criatividade, Ele molda vasos lindos e distintos, cada um sendo utilizado de maneiras diversas! Muitos lembram que “estar na roda do oleiro” envolve renúncias e até chega a doer. Concordo plenamente, mas sinceramente, não há lugar melhor do que estar perto dEle e ter o seu querer sendo ministrado em nosso viver. Podemos confiar em Deus! E conforme vamos sendo moldados, cada vez há mais dEle e menos de nós! E assim vasos de diferentes formas, tamanhos e utilidades somos usados por Ele.

Que venhamos permitir que o Senhor nos molde a cada dia, para sermos um vaso de honra em Suas mãos! Diferentes vasos… para a glória de Deus!
“Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e Tu, o nosso oleiro; e todos nós, obras das Tuas mãos.” Isaías 64:8

Um comentário:

  1. Minha Querida
    Suas postagens vem ao encontro de minhas necessidades... Eu quero ser Senhor amado,
    Como o barro nas mãos do Oleiro.
    Toma minha vida e faz-me de novo,
    Eu quero ser um vaso novo.(amo esse canto)
    E é isso que desejo nesse momento...
    Obrigada. Grande abraço.

    ResponderExcluir

"... que vosso amor cresça cada
vez mais no pleno conhecimento e
em todo o discernimento." - Paulo
(Filipenses. 1:9.)

Powered By Blogger