quinta-feira, 21 de abril de 2011

Getsemani



“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” Jo 16:33

Aflições:thlipsis, Pressão, opressão, estress, angústia, tribulação, adversidade, aflição, esmagar, apertar. É como colocar as mãos em uma pilha de coisas soltas e cumprimi-lás manualmente. Thlipsis é como pressionar espiritualmente. A palavra é usada para esmagamento de uvas ou azeitonas em uma prensa.

Você já se sentiu assim? Pressionado, sem forças para reagir? Talvez o correto fosse perguntar: Quem nunca conheceu thlipis? E de crianças a anciões, todos responderiam que já viveram ou estão vivendo essa fase. Nem mesmo Jesus, filho de Deus esteve a salvo das aflições. O livro de Hebreus descreve “Jesus em tudo foi tentado, mas permaneceu sem pecado” Hb 4:15. Ele teve seu dias de “prensa” em que poderia resmungar, maldizer e até arrepender-se de ter deixado a glória dos céus, para cumprir a salvação dos homens.


Mas não. Jesus sofreu e andou acima de tudo quanto o tentava empurrar para baixo. Subia aos montes, em intensas horas de oração e mesmo quando descia aos vales, seu espírito não se desprendia das regiões celestiais, da sombra do Onipotente. Ele sabia o que Deus guardava para os que confiavam em Seu nome: “Em seu favor está à vida, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” Sl 30:5 Jesus aguardava as manhãs e andava nelas, mesmo quando era noite.

Na Prensa de Azeitonas

“Então chegaram a um lugar com oliveiras, chamado Getsêmani” Mc 14:32

GET—“PRENSA” (PRESSÃO): A primeira parte da Palavra “Getsêmani” é “Get” que significa “pressão”. Em todas as quintas de oliveiras existe um lagar onde uma prensa de pedra é colocada sobre as azeitonas e o óleo é extraído delas.

SEMANI — “ÓLEO,” “PERFUME,” “UNÇÃO” OU “FRUITIFICAÇÃO”: Onde há “Get” também existe “Shemeni” (Sémen). Óleo, doçura, unção e muito fruto são alguns produtos resultantes de espremer as azeitonas

Jesus foi pressionado até verter sangue por todos os poros, enquanto isso, seus companheiros dormiam sem se dar conta da angústia do Mestre. Seu sofrimento, o motivo da nossa unção, frutificação.

Já passei por várias aflições. Palavras e gestos humanos, pareciam insuficientes para restaurar minhas forças. Mas ao me prostrar diante do Senhor, em oração e súplica senti Seu refrigério, Sua voz mansa e suave a dizer-me: “Não temas, estou contigo”. Somente através do conforto em Cristo Jesus, encontrei ânimo para superaras minhas aflições.

Mas quando aprouve a Deus me fazer conhecer a Verdade, o que antes era motivo de tristeza foi convertido em alegria. Se antes, eu chorava pelas aflições da vida, hoje em tudo vejo Sua mão, Sua presença, Sua voz a me convocar para o Reino. Os sofrimentos eram um chamado. Mas eu vivia tão ocupada com os olhos cheios de lágrimas, que não conseguia enxergar a glória das coisas que transbordavam em minha vida. Agia como os Israelitas no deserto, e não via as colunas de fogo a e nuvem a me cercar.

Jesus estava sendo prensado no Getsêmani, mas a Bíblia diz que naquele momento: “Apareceu-lhe um anjo do céu que o confortava” Lc 22:42

Quando tiveres passando pela prensa, lembre-se: “fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” I Cor 10:13

Esse lagar produzirá azeite, perfume, porque Deus atende aos que nEle esperam e confiam.

Um comentário:

  1. Olá, venho te convidar para a festa dos 1.000 acessos diários no blog http://conscienciaevida.blogspot.com . Hoje temos um convidado especial te esperando por lá.
    Apareça, vamos comemorar juntos!
    Abraços fraternos. :)

    ResponderExcluir

"... que vosso amor cresça cada
vez mais no pleno conhecimento e
em todo o discernimento." - Paulo
(Filipenses. 1:9.)

Powered By Blogger