sexta-feira, 1 de abril de 2011

Achados e Perdidos


Leia em sua Bíblia: Lucas 15: 4 - 10

"Por que no mundo existem tantas filosofias e maneiras de pensar? Por que tantas tentativas de encontrar solução para os problemas do homem? O que fazer quando o esforço humano falha e nada do que se faz dá certo? Aonde se deve ir? A quem se deve buscar?

O texto para a mensagem está no evangelho segundo São Lucas. Vejamos o que está escrito: "Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reune os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos, que assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reune as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (S. Lucas 15:4 a 10)
No capítulo 15 do evangelho de São Lucas estão registradas 3 parábolas. As duas primeiras são: a da moeda e a da ovelha. Essas duas mostram aspectos diferentes de um mesmo tema: a busca amorosa de Deus ao homem extraviado.
Vamos analisar somente estas duas parábolas.

Primeiro: A Parábola da moeda perdida. A moeda é um objeto de metal, sem sentimento, sem razão, sem noção das coisas. Uma moeda perdida não sabe e nem sente que está perdida e por isso não acha que precisa de salvação. Ela não tem consciência da sua triste situação.
A moeda tem valor extrínseco, ou seja, o valor não está nela, e sim no seu dono. Quando a moeda se perde, ela também perde seu valor. Ela só brilha quando está nas mãos de seu dono. Jogada no chão, a moeda não tem muito valor. Perde o sentido do existir. Ela pode até brilhar por um tempo, mas logo o brilho se deteriora. A ferrugem começa a tomar conta dela e finalmente acaba enterrada e esquecida.
A moeda perdida é o símbolo das pessoas que hoje estão perdidas, mas não têm consciência da sua situação. Para elas, aparentemente tudo está bem, mas na verdade está tudo errado. Elas se recusam a aceitar que estão perdidas e insistem em dizer que está tudo bem. Carregam um vazio que dói, que perturba, que incomoda e que não as deixam ser felizes.
Essas pessoas pensam que o que dá significado à vida é o brilho que elas têm. Concentram sua atenção nos seus talentos, na sua capacidade. Podem ser grandes artistas, grandes profissionais, homens que brilham, mas não têm paz.

Quando chega à noite e se deitam, sentem que falta alguma coisa. Sentem como se estivessem devendo algo, mas não querem reconhecer que precisam de Deus. Pensam que Deus, como me disse um ateu, é uma idéia inventada por pessoas fracas, que não existe. E então tentam sorrir e mostrar ao mundo que não precisam dEle. Não reconhecem que são incapazes de vencer pelas próprias forças. Não aceitam derramar uma lágrima em público porque para elas, lágrima é sinônimo de fraqueza, de covardia. Só que sofrem, se angustiam e são infelizes.

A parábola da ovelha perdida simboliza outro tipo de pessoa. A ovelha sabe que está perdida, sente que está perdida e se angustia. É interessante essa experiência. Enquanto o sol brilha, ela não se sente perdida. Pelo contrário, ela até desfruta da sua liberdade, correndo de um lado para o outro. Mas quando o sol começa a se esconder, as nuvens negras a chegar e as trevas começam a envolver a Terra, então, a ovelhinha, começa a sentir medo e percebe que está perdida. A louca corrida pelos campos verdejantes agora não a satisfaz mais. Ela precisa do calor do seu pastor. Sente que está perdida e tenta encontrar o caminho de volta.

O Senhor quer encontrá-lo, mas você tem que se deixar encontrar, tem que parar de correr de um lado para outro e dizer:
- Senhor, estou aqui. Estou cansado, não tenho mais forças. Nada deu certo. Tudo falhou, Senhor. Quero ser encontrado por Ti. Aqui estou.

ORAÇÃO

Pai querido, tenha compaixão de todos nós. Muitos são os que estão perdidos sem saber para aonde ir. Neste momento, há muita gente que não conhece o caminho de volta para casa. Outros conhecem o caminho, e no entanto, a vida os têm deixado confusos. Agora, olha para estas pessoas, estenda a Tua mão salvadora, segura esses braços e leva-nos a todos pelos caminhos da vida de vitória em vitória ao Teu lado. Em nome de Jesus.
Amém.

Fonte: Pr Alejandro Bullón

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"... que vosso amor cresça cada
vez mais no pleno conhecimento e
em todo o discernimento." - Paulo
(Filipenses. 1:9.)

Powered By Blogger