quinta-feira, 17 de março de 2011

Compaixão


Tenho compaixão desta multidão (Mt 15.32)

O Evangelho registra que Jesus, em suas andanças “por todas as cidades e povoados”, ao ver as multidões, tinha compaixão delas “porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor” (Mt 9.35-38).

 A compaixão é um dos sentimentos mais identificados em Jesus Cristo. Na sua origem, a palavra “compaixão” remete a um movimento interno, profundo, vindo das entranhas e que uma vez experimentado, brota de forma concreta em ação. Jesus deixa-se perturbar por esse sentimento em várias ocasiões: diante das multidões, pelo falecido Lázaro e suas irmãs, pelos cegos, leprosos e outros doentes que Lhe acorriam aflitos. É uma generosidade de espírito que resulta em ajuda ao necessitado.

A compaixão serve de adorno em termos de beleza espiritual.
Quando uma noiva começa a planejar sua cerimônia de casamento, ela considera com muito cuidado como vai ser o seu vestido e quais enfeites que usará. A moça pensa se vai usar véu, se colocará flores no cabelo, o que levará nas mãos, se usará luvas, qual tipo de sapatos calçará. Todos estes acessórios, ou enfeites, ou adornos, são importantes para completar a beleza dela naquele dia único na sua vida. Sem os adornos, a beleza da noiva ficaria incompleta.
Nós devemos usar o adorno da compaixão em nossas vidas.

Jesus teve compaixão em muitas circunstâncias diferentes que servem de modelo para as nossas próprias vidas.
  1. Necessidades materiais (Mt 15.32). Jesus teve compaixão no caso das necessidades físicas (neste caso, a fome). Ele sentiu esta necessidade do povo que estava sem comer há três dias, e providenciou alimentação para suprir essa necessidade.
  2. Doença física (Mc 1.41,42). Jesus ficou profundamente compadecido vendo um homem doente de lepra e o curou.
  3. Doença do espírito (Mc 5.2-20). Jesus viu o sofrimento do homem que estava dominado por espíritos imundos e o restaurou ao juízo perfeito. O versículo 19 nos explica que Jesus fez isto porque teve compaixão.
  4. Necessidades espirituais (Mc 6.34). Jesus enxergou a grande multidão em termos espirituais e viu que eram como ovelhas sem pastor. Eles não tinham alguém que pudesse mostrar-lhes o caminho. Por isso, Jesus compadeceu-se deles e passou a ensinar-lhes muitas coisas.
  5. Morte (Lc 7.11-15). Nesse dia Jesus encontrou uma situação realmente triste. Uma viúva estava indo enterrar o seu único filho que havia falecido. "Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!" Naquela mesma hora, pelo poder de Deus, Jesus ressuscitou o jovem morto e o restituiu à mãe. A compaixão moveu Jesus a fazer um maravilhoso milagre.
  6. Tentações (Hb 4.15,16). O autor de Hebreus nos diz que o nosso sumo sacerdote (Jesus) pode compadecer-se das nossas fraquezas, porque ele mesmo passou por muitas tentações. Ele sabe o que sentimos e as dificuldades que passamos. Ele nos oferece graça para socorro em ocasião oportuna. Podemos observar que em cada uma dessas ocasiões Jesus sentiu a dor, o sofrimento, a necessidade das pessoas e então agiu para ajudá-las.
Todos nós temos capacidade para ajudar nosso próximo.
Em cada situação a nossa compaixão nos leva a agir em benefício daqueles que estão necessitados. Se nos colocarmos (mentalmente) no lugar da pessoa, descobriremos o que podemos fazer para socorrê-la. Jesus disse: "Tudo quanto, pois quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas" (Mt 7.12). O adorno da compaixão é muito importante para a nossa beleza espiritual. Vamos nos lembrar que um dos fatores que o Senhor usará em nosso julgamento final será a nossa compaixão (ou falta de compaixão).

"Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedastes; estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e fostes ver-me. ... sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."Mateus 25.34-36,40

4 comentários:

  1. BOM DIA AMIGA todo aquele que traz em seu coração a bondade e a misericórdia para com os pobres os desprovidos da sorte,tem a mão de Cristo abençoando sua vida e seus caminhos,
    lindo texto,suas posts são abençoadas por Deus
    um abraço marlene

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Marlene

    É impossivel estarmos insensíveis pelo que está acontecendo neste mundo. Que o nosso espirito esteja revestido da compaixão de Cristo.
    Que o Senhor abençõe o seu dia.
    Beijos

    Julimar

    ResponderExcluir
  3. A compaixão é das mais belas virtudes humanas. Revestir-se dela é sentir Amor ao sofredor mantendo a serenidade de quem simplesmente ama e compreende. É estar uno com o Pai em favor da vida. É confiar plenamente no Pai.


    JUli, um beijo em teu coração!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo amiga!!! Deixo beijos... vim te ver viu???

    ResponderExcluir

"... que vosso amor cresça cada
vez mais no pleno conhecimento e
em todo o discernimento." - Paulo
(Filipenses. 1:9.)

Powered By Blogger