quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dia de Perdoar


Deus enriquece a sua vida de amor e paz. Hoje é dia de pensar no perdão.

Quando penso nesse assunto, noto que, em regra, assumimos postura contraditórias: desejamos ser perdoados, todavia nos custa perdoar.

É muito nobre quando alguém pede perdão por suas faltas.

Chegar à pessoa a quem prejudicamos e pedir desculpas revela a nossa condição humana. Quem pede perdão admite que não é perfeito, que erra e se engana. É um ato de humildade; reconhece-se a própria fragilidade. O orgulho nunca nos dá nada de bom, só nos isola das pessoas, situa-nos numa posição de falsa superioridade. Pedir perdão não é demonstração de fraqueza; ao contrário, revela a grandeza da alma. É importante reconhecer que não sou bom, o maravilhoso, mas que sou alguém como todo mundo, com erros e acertos.

Será de voce tem necessidade de desculpar-se com alguém? Que tal aproveitar esse dia para desfazer esse nó que tanto incomoda? Não deixe para amanhã. Tome a decisão de pedir perdão e voce verá o quanto isso lhe fará bem ao coração?

Agora se voce é quem foi prejudicado, sente-se magoado,ferido, é bom considerar que o perdão também é indicado no seu caso. Aconselha Joanna de Ângelis que o perdão é sempre melhor para quem perdoa. Isso se explica pelo fato de que o perdão liberta o ofendido dos laços mentais que mantinha com o ofensor. Enquanto não perdoarmos, ficaremos ligados com a pessoa que nos prejudicou, formando uma cadeia indissolúvel de ódio e revolta. Essa cadeia tem uma energia, que é negativa, a envolver ofensor e ofendido num clima vibratório nada agradável. O ódio e a mágoa nos aprisionam ao passado, não nos deixam progredir, a vida fica amarrada, nossos projetos não decolam, nossos relacionamentos não fluem. É como se houvesse um nó no fio da nossa vida. E só o perdão arrebenta esses laços destrutivos.

Quando alimentamos mágoas e ressentimentos por algum tempo, estamos também prejudicando a nossa saúde. Perdemos o apetite, desenvolvemos úlceras, poderemos experimentar insônia, enxaqueca, alterações da pressão arterial e tantos outros disturbios de saúde. Mágoas e ódios são venenos. Alguém já disse que guardar ressentimento é o mesmo que tomar veneno e querer que o outro morra. Acredita-se, mesmo, que o ódio e a mágoa são poderosos venenos que podem diminuir o número de anos que teríamos pela frente. Não é apenas figurativo a idéia de que alguém morreu de raiva. Quem não perdoa, por certo está se prejudicando. Além do mais, devemos nos lembrar que só seremos perdoados dos nossos erros quando perdoamos os erros do próximo. O perdão é uma via de mão dupla: só se é perdoado quando se perdoa. Recebo aquilo que dou, eis a lei que Jesus ensinou: "Perdoai as nossas dívidas assim como perdoamos aos nossos devedores".

Uma forma eficiente de nos ajudar a perdoar consiste em lembrarmos dos nossos próprios erros. Somos criaturas falíveis, também ofendemos o nosso próximo. Então por que não perdoar se eu também preciso de perdão?

Será que há pessoas que voce precisa perdoar? Eu acredito que voce deve ter pelo menos alguém a perdoar. Então espere mais um minuto para experimentar essa força fantástica que se chama perdão. Lembre-se de que, ao perdoar voce não estará fazendo favor aos que ofenderam; estará sim, libertando-se dos tristes episódios que o infelicitaram e que ainda ocupam grande espaço em sua vida. Tenho certeza de que sua vida será outra se voce perdoar do fundo do seu coração. Cure-se pelo perdão.



Eu perdoo todas as pessoas que, por ignorância, prejudicaram-me.

Desejo o bem a todos os que não me compreendem.

Liberto-me de todas as experiências amargas.

Liberto-me do ódio e da mágoa.

Estou em paz com o mundo.


Fonte: Para o dia nascer feliz - José Carlos de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"... que vosso amor cresça cada
vez mais no pleno conhecimento e
em todo o discernimento." - Paulo
(Filipenses. 1:9.)

Powered By Blogger